sexta-feira, 27 de abril de 2012

Culinária 30/04/2012

Nessa sexta-feira tivemos nossa 4ª aula Gastronômica de 2012.

Confeccionamos um delicioso Arroz - Doce. Foi um sucesso !!!

Confira abaixo receita e fotos da produção e comilança dos baixinhos!

RECEITA:


Tipo de prato: Sobremesa
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Doce caseiro
Calorias: 406 por porção
Ingredientes
. 1 xícara (chá) de arroz
. 3 1/2 xícaras (chá) de água
. 3 cravos
. 2 paus de canela
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 2 xícaras (chá) de leite
. 1 lata de leite condensado
. 3/4 de lata de creme de leite
Modo de preparo
1. Lave e escorra o arroz e coloque-o em uma panela. 

2. Junte três xícaras (chá) de água, a canela e o cravo. Cozinhe até o arroz ficar macio.
 

3. Retire o cravo e a canela. À parte, derreta o açúcar, junte o restante da água e deixe no fogo até ficar um caramelo.
 

4. Adicione o arroz, o leite e o leite condensado e mexa bem. Retire do fogo e deixe amornar.
 

5. Misture o creme de leite e despeje em formas individuais. Sirva polvilhado com canela.
Dica: experimente adicionar flocos de coco à receita ou mesmo amendoim sem casca moído grosso.













QUADRO DE FOTOS COMPLETO EM NOSSO FACE! ENTREM LÁ E CONFIRA!!!








1° de Maio - Dia do Trabalho



História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

EQUIPE PEDAGÓGICA PIRIM PLIN PLIN.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Atividade - A CHEGADA DOS DENTINHOS... E SEUS CUIDADOS!!!



Seu bebê está crescendo e está se aproximando a chegada dos dentinhos? Então veja a seguir a resposta para as principais dúvidas dos pais nessa fase de desenvolvimento do baixinho.

Quem lhes apresenta são os nossos Doutores, da foto abaixo:


 


Qual a hora certa de levar a criança para fazer a 1a visita ao dentista?
Assim que nascerem os primeiros dentinhos. A regra “primeiros dentes-primeira visita”. 

A partir de que idade deve-se visitar o dentista regularmente?
A partir da primeira consulta deve-se visitar o dentista de 6 em 6 meses para prevenção e controle. 

Qual a importância de cuidar dos dentes de leite?
A preservação de dentes saudáveis é essencial para a saúde geral da criança. Tanto os dentes permanentes como os de leite são importantes para a mastigação, fala e expressão dos sentimentos na criança. Além disso, os dentes de leite são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da face preparando a arcada para receber os futuros dentes permanentes. 

Como devemos cuidar da higiene bucal do recém-nascido?
O ideal é higienizar a boca do bebê três vezes ao dia. Até os dezoito meses, a mãe pode usar uma gaze ou fralda embebida em água filtrada ou em uma solução prescrita pelo odontopediatra. 

Com que idade ocorre o início do processo de troca da dentição?
Em média aos seis anos, porém algumas crianças trocam os dentes mais cedo ou mais tarde. 

Se não houver acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos dentes de leite, quais problemas bucais futuros podem acontecer?
Além de apinhamento dental na dentição permanente, pode-se desenvolver uma face assimétrica e pouco harmônica, trazendo problemas para a dentição futura por falta de espaço na arcada. 

Na faixa etária, de 1 a 6 anos, é possível corrigir alguma imperfeição ou problema na arcada dentária e/ou mandíbula? Existe algum tratamento ortodôntico para esta fase?
Sim, para isso existe uma especialidade chamada ortopedia funcional dos maxilares, que cuida dos dentes e do desenvolvimento ósseo-facial da criança, garantindo um tratamento mais preventivo, trabalhando e direcionando o crescimento da criança nesta faixa etária e preparando a arcada para os dentes permanentes. 

Como é feito o tratamento dentário nas crianças?
O especialista em odontopediatria tem formação especial para lidar com a criança. O ideal é que o consultório tenha bastante motivação, como brinquedos e jogos, para a criança se sentir ambientada. O tratamento odontológico infantil é mais eficaz quando a criança confia no dentista. Capaz de conquistar a amizade e inspirar segurança, o odontopediatra obtém de seus pequenos clientes uma atitude cooperativa, que torna o tratamento tranqüilo e evita traumas futuros. 

Quantas vezes por dia é necessário que a criança escove os dentes?
O ideal são três vezes ao dia: pela manhã, após o almoço e na hora de dormir. A principal escovação é a noturna. A criança nunca deve dormir sem escovar os dentes. 

Qual a importância do acompanhamento dos pais na hora da escovação?
Até os oito anos a criança precisa da supervisão de um adulto, pois não tem uma coordenação motora fina para realizar uma higienização ideal, evitar a ingestão de pasta dental e realizar a correta utilização do fio dental. 

Como fazer da hora da escovação um momento divertido?
O ideal é que a criança tenha prazer em escovar com pastas e escovas infantis coloridas de acordo com sua idade. Deve-se tornar este momento lúdico, com a supervisão de um responsável. Primeiramente, a criança escova os dentes sozinha e depois o adulto escova, procurando assim criar o hábito de escovação para a criança. 

Quais as conseqüências da má higienização dos dentes?
O desenvolvimento de lesões cariosas – infecção que destrói as camadas do dente – se não for tratada a tempo, pode evoluir, atingir a polpa (nervo) e até levar à perda do dente, dificultando muitas vezes a alimentação do pequeno; alterando a saúde física geral da criança e podendo até impedir a correta formação do dente permanente sucessor. 

Qual a importância do uso do flúor?
O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário, diminuindo o aparecimento da cárie. Mesmo que a criança faça uso de água fluoretada, o odontopediatra pode recomendar um reforço de flúor, com aplicações tópicas feitas em consultório, a cada seis meses, a partir de um ano de idade. 
Agora confiara as fotos da nossa ilustre aula de odontologia.