sexta-feira, 20 de abril de 2012

Atividade - A CHEGADA DOS DENTINHOS... E SEUS CUIDADOS!!!



Seu bebê está crescendo e está se aproximando a chegada dos dentinhos? Então veja a seguir a resposta para as principais dúvidas dos pais nessa fase de desenvolvimento do baixinho.

Quem lhes apresenta são os nossos Doutores, da foto abaixo:


 


Qual a hora certa de levar a criança para fazer a 1a visita ao dentista?
Assim que nascerem os primeiros dentinhos. A regra “primeiros dentes-primeira visita”. 

A partir de que idade deve-se visitar o dentista regularmente?
A partir da primeira consulta deve-se visitar o dentista de 6 em 6 meses para prevenção e controle. 

Qual a importância de cuidar dos dentes de leite?
A preservação de dentes saudáveis é essencial para a saúde geral da criança. Tanto os dentes permanentes como os de leite são importantes para a mastigação, fala e expressão dos sentimentos na criança. Além disso, os dentes de leite são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da face preparando a arcada para receber os futuros dentes permanentes. 

Como devemos cuidar da higiene bucal do recém-nascido?
O ideal é higienizar a boca do bebê três vezes ao dia. Até os dezoito meses, a mãe pode usar uma gaze ou fralda embebida em água filtrada ou em uma solução prescrita pelo odontopediatra. 

Com que idade ocorre o início do processo de troca da dentição?
Em média aos seis anos, porém algumas crianças trocam os dentes mais cedo ou mais tarde. 

Se não houver acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos dentes de leite, quais problemas bucais futuros podem acontecer?
Além de apinhamento dental na dentição permanente, pode-se desenvolver uma face assimétrica e pouco harmônica, trazendo problemas para a dentição futura por falta de espaço na arcada. 

Na faixa etária, de 1 a 6 anos, é possível corrigir alguma imperfeição ou problema na arcada dentária e/ou mandíbula? Existe algum tratamento ortodôntico para esta fase?
Sim, para isso existe uma especialidade chamada ortopedia funcional dos maxilares, que cuida dos dentes e do desenvolvimento ósseo-facial da criança, garantindo um tratamento mais preventivo, trabalhando e direcionando o crescimento da criança nesta faixa etária e preparando a arcada para os dentes permanentes. 

Como é feito o tratamento dentário nas crianças?
O especialista em odontopediatria tem formação especial para lidar com a criança. O ideal é que o consultório tenha bastante motivação, como brinquedos e jogos, para a criança se sentir ambientada. O tratamento odontológico infantil é mais eficaz quando a criança confia no dentista. Capaz de conquistar a amizade e inspirar segurança, o odontopediatra obtém de seus pequenos clientes uma atitude cooperativa, que torna o tratamento tranqüilo e evita traumas futuros. 

Quantas vezes por dia é necessário que a criança escove os dentes?
O ideal são três vezes ao dia: pela manhã, após o almoço e na hora de dormir. A principal escovação é a noturna. A criança nunca deve dormir sem escovar os dentes. 

Qual a importância do acompanhamento dos pais na hora da escovação?
Até os oito anos a criança precisa da supervisão de um adulto, pois não tem uma coordenação motora fina para realizar uma higienização ideal, evitar a ingestão de pasta dental e realizar a correta utilização do fio dental. 

Como fazer da hora da escovação um momento divertido?
O ideal é que a criança tenha prazer em escovar com pastas e escovas infantis coloridas de acordo com sua idade. Deve-se tornar este momento lúdico, com a supervisão de um responsável. Primeiramente, a criança escova os dentes sozinha e depois o adulto escova, procurando assim criar o hábito de escovação para a criança. 

Quais as conseqüências da má higienização dos dentes?
O desenvolvimento de lesões cariosas – infecção que destrói as camadas do dente – se não for tratada a tempo, pode evoluir, atingir a polpa (nervo) e até levar à perda do dente, dificultando muitas vezes a alimentação do pequeno; alterando a saúde física geral da criança e podendo até impedir a correta formação do dente permanente sucessor. 

Qual a importância do uso do flúor?
O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário, diminuindo o aparecimento da cárie. Mesmo que a criança faça uso de água fluoretada, o odontopediatra pode recomendar um reforço de flúor, com aplicações tópicas feitas em consultório, a cada seis meses, a partir de um ano de idade. 
Agora confiara as fotos da nossa ilustre aula de odontologia.













































Nenhum comentário:

Postar um comentário