quarta-feira, 14 de março de 2012

Aulas de música do Plin Plin


A educação deve ser vista como um processo global, progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudos para seu aperfeiçoamento, pois em qualquer meio sempre haverá diferenças individuais, diversidade das condições ambientais que são originários dos alunos e que necessitam de um tratamento diferenciado. Neste sentido deve-se desencadear atividades  que contribuam  para o desenvolvimento da inteligência e pensamento crítico do educando, como exemplo: práticas ligadas a música e a dança, pois a música torna-se uma fonte para transformar o ato de aprender em atitude prazerosa no cotidiano do professor e do aluno.


A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo
órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som.
Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas
qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse
treino irá desenvolver sua memória e atenção.



FARIA (2001), define que a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como ‘cantiga de ninar. Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno.
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade
educacional dentro das salas de aula.



A música e a dança atuam no corpo e desperta emoções, neste sentido
ela equilibra o metabolismo, interfere na receptividade sensorial e minimiza os
efeitos de fadiga ou leva a excitação do aluno.

Para STABILE citado por ESTEVÃO (2002, p. 34) “a música e a dança permitem a expressão pelo gesto e pelo movimento, que traz satisfação e alegria. A
criança aprende e se desenvolver através dela”.
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a
autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total.


A música como sempre esteve presente na vida
dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao
ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o
senso de criação e recreação”.

A escola, enquanto espaço institucional para transmissão de conhecimentos socialmente construídos, pode se ocupar em promover a
aproximação das crianças com outras propriedades da música que não aquelas reconhecidas por elas na sua relação espontânea com a mesma.Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas quais as crianças possam estar em relação com um número variado de produções musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas, como, de outras famílias, de outras comunidades, de outras
culturas de diferentes qualidades: folclore, música popular, música erudita e outros. As atividades musicais nas escolas devem partir do que as crianças já
conhecem, desta forma, se desenvolve dentro das condições e possibilidades de
trabalho de cada professor.

 “A música passa uma mensagem e revela a forma
de vida mais nobre, a qual, a humanidade almeja, ela demonstra emoção, não
ocorrendo apenas no inconsciente, mas toma conta das pessoas, envolvendo-as
trazendo lucidez à consciência”.(Faria)

A música como qualquer outra arte acompanha históricamente o desenvolvimento da humanidade e pode se observar ao analisar as épocas da história, pois em cada uma, ela está sempre presente.
A música é algo constante na vida da humanidade, pode-se comprovar isto, em todos os registros da trajetória da história. As crianças sabem que se dança música, isto é, que a dança está associada à música, e geralmente sentem grande prazer em dançar. Se os professores levarem isso em conta e considerarem como ponto de partida o repertorio atual de sua classe (os das crianças e o próprio) e puderem expandir este repertório comum com o repertório do seu grupo cultural e de outros grupos, criando situações em que as crianças possam
dançar, certamente estarão contribuindo significativamente para a formação das crianças.

A música na vida do ser humano é tão importante como real e concreta, por ser um elemento que auxilia no bem estar das pessoas. No contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o indivíduo a ouvir  e a escutar de maneira ativa e refletida.

O primeiro passo para que a criança aprenda a
escutar bem consiste em permitir que ela faça experiências sonoras com as qualidades do som como o timbre, a altura e a intensidade, depois disso, estará em posição de escuta.A criança que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciação sensorial, aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a reproduzi-los e a criar novos desenvolvendo sua imaginação. A boa música harmoniza o ser
humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de pensamento, sentimento e ação.
A música afeta de duas maneiras distintas no corpo do indivíduo: diretamente, com o efeito do som sobre as células e os órgãos, e indiretamente, agindo sobre as emoções, que influenciam numerosos processos corporais provocando a ocorrência de tensões e relaxações em várias partes do corpo.

A música é um elemento de fundamental importância, pois movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e o desenvolvimento. A música não substitui o restante da educação, ela tem como função
atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem a utilização da música não é possível atingir a esta meta, pois nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir.

 A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade. A música afeta as emoções, pois as pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons. Em qualquer lugar e qualquer hora respira-se
a música, sem se dar conta disso. A música é ouvida porque faz com que as pessoas sintam algo diferente, se ela proporciona sentimentos, pode-se dizer que
tais sentimentos de alegria, melancolia, violência, sensualidade, calma e assim por diante, são experiências da vida que constituem um fator importantíssimo na formação do caráter do indivíduo.






4 comentários:

  1. Genteeeeeeeeeeeeeee, pára tudo... Como assim aulas de música e ninguém me avisa??? O José ama música e sempre comentamos que logo que possível queremos iniciá-lo musicalmente. Aliás, cadê ele nessas fotos??? Dá uma colher de pau pra ele que ele faz a percussão...rsss. Adorei essa novidade e quero mais. Aliás, parabéns pelo novo visual do blog, está lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, as aulas de música foi informado na reunião... o José ainda não está nessas fotos porque a aula da turma dele iniciará segunda-Feira 19/03/12.

      Em breve as fotinhos da turma dele para as mamães babarem.

      Excluir
    2. Jura?! Gente, sorry mas não lembro desse detalhe na reunião... ueba, segunda feira ficarei ansiosa pelas "histórias" que ele contará sobre a música, queria ser uma mosquinha pra ver ele em contato com isso. É a cara dele.

      Excluir
    3. Dani, desculpe-me não é segunda, será quarta-feira.

      Excluir