quarta-feira, 8 de junho de 2011

Planejamento Mensal 01/06 à 30/06

Berçário e Mini Maternal

Aulas de Música – Trabalhando a musicalidade e corporeidade o Projeto “As mais belas canções de nossa Infância” explora as cantigas e parlendas do folclore brasileiro valorizando a nossa cultura, desenvolvendo a capacidade de percepção e diferenciação dos sons, a capacidade de compreensão através da linguagem, a emissão de sons e comunicação verbal e não-verbal. A partir das comemorações do mês de junho, o repertório escolhido foram as músicas do contexto comemorativo das Festas Juninas que atuam com muitos estilos sonoros com uma variedade de intervenções instrumentais e uma brasileiríssima exploração do universo infantil.  

Repertório:

CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.


SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.

Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
 

Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar. 

PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho
Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
 
Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.

MASSAGEM: Através de momentos muitos especiais como a hora do banho e a troca, o Projeto “Massagem, cuidado e carinho com o bebê” proporciona muitos estímulos além de produzir uma ótima sensação de bem estar e felicidade. Trabalhando a percepção sensorial, o desenvolvimento de vínculos afetivos a proposta é desenvolver integralmente o corpo e psiquismo.  Este mês a Massagem será acompanha pelo Cd de música Instrumental Infantil da Turma da Mônica.

ESTIMULAÇÃO: Diariamente a “Estimulação no Plin Plin” proporciona às crianças muitas atividades lúdicas que envolvem muita brincadeira e aprendizado.  

Área Socioafetiva: Desenvolver o autoconhecimento e auto-imagem, desenvolver a capacidade de socialização e promover a autonomia e a ação intencional.

Área da Linguagem: Desenvolver a capacidade de compreensão através da linguagem, desenvolver a capacidade de percepção e diferenciação de sons, desenvolver a emissão de sons e a comunicação verbal e não-verbal.

Área Cognitiva: Conhecer o entorno e as pessoas do meio, desenvolver a percepção sensorial.

Área Motora: Fortalecer os músculos do corpo, desenvolver diferentes capacidade posturais desenvolver as diferentes formas de deslocamento e locomoção, desenvolver a capacidade de segurar e manusear objetos.  

Recursos: Chocalhos, móbiles, balanços, Cd Instrumentais, brinquedos, diferentes texturas, jogos de encaixe, caixas de papelão.

Maternal

- Comemorando as festividades do mês de junho os Projetos Pedagógicos trabalham integralmente os conceitos de Arte, Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade.

- As aulas de Música serão acompanhadas pelos temas de QUADRILHA e DANÇAS TÍPICAS.

- O Projeto de ArtesPequenos Artistas” é um mundo repleto de significados e cheio de descobertas, o senso estético, a sensibilidade a criatividade são desenvolvidas a partir do conhecimento de diversos matérias e proporciona nesta fase um amplo uso dos sentidos para o enriquecimento das experiências. Os trabalhos serão envolvidos por guache e tinta plástica e com diferentes recursos como: papel ondulado, papel camurça, colagem.  

- Brinquedoteca: Através da ludicidade da brincadeira, a criança formula e reproduz a partir de suas significações o mundo social que está a sua volta, internalizando regras e treinando para a vida adulta. Neste mês vamos trabalhar com diferentes tipos de brinquedos que desenvolvam a cooperação a socialização e a integração.
- Caixa de Legos;
- Caixa dos Engenheiros;
- Baú Surpresa;
- Lousa Mágica;
- Fantasias;
- Brincado de Casinha;
- Indo ao Supermercado

- Apostila: O sistema Positivo deste mês preenche nossos projetos com muita cor e alegria junina. Os enunciados para o mês de junho irão trabalhar:
- os alimentos: frutas, legumes e verduras.
- abre e fecha:
- dentro e fora:
- menos e mais:    

Literatura: Leitura e Interpretação de vários estilos literários e suas reproduções através dos dedoches e teatros. 
Jardim
- Neste mês de junho a turma anda com muitos afazeres: os Projetos Pedagógicos estão ficando riquíssimos e cheios de estilo. Cada criança produz a partir de sua personalidade um trabalho mais lindo que o outro.

Projetos

Os Nossos Pequenos Artistas: Neste mês o trabalho está voltado para o manuseio de muitos materiais. Ao desenvolver as habilidades artísticas com diferentes materiais, a turminha se apropriará de muitas áreas do conhecimento humano! Neste mês vamos colorir!!! Os trabalhos serão confeccionados com vela, canudo, tinta plástica, guache, molde vazado e fotografia.   

A horta do Chico Bento: A partir do conhecimento que a sala vem construindo do personagem criado pelo artista Mauricio de Souza, O Chico Bento veio para fazer parte desta comemoração maravilhosa da cultura do folclore brasileiro. Com muita linguagem típica, roupas típicas e culinária o Plin Plin está produzindo uma linda horta com muitos alimentos gostosos que fazem bem para o CORPO e que ajudam na IMAGINAÇÃO. A turminha já aprendeu sô!!! Além é claro de trabalharmos com materias variados: revista amassada, garrafa pet, guache, massa de modelar, grãos, gliter, areia colorida, papel pardo... a turma se diverte e volta para casa daquele jeito que só a mamãe conhece!!!

Apostila: Este mês o Sistema Positivo irá focar as datas comemorativas e as divertidas atividades do Livro de Música!!  

Cadernos: Neste mês de os cadernos terão uma participação fundamental na construção da escrita do nome além é claro de ficarem cada um com o estilo do dono!

Pré

Linguagem: Famílias silábicas, interpretação de texto e leitura.

Matemática: Dezenas e Unidades

Sociedade e Natureza: Recicláveis  e Preservação do Meio Ambiente.

Projetos: Pequenos Artistas, A horta do Chico Bento, A Roça no Plin Plin.

Neste Mês as decorações das salas fazem parte do Projeto Pedagógico. Este ano as bandeirinhas serão feitas com papel de revistas!!! Estão ficando LINDAS. Muito coloridas a idéia é aproveitar o papel, as cores da impressão e caprichar no visual contemporâneo cheio de informações e ecológico que o Plin Plin está aplicando.

E o ESPANTALHO cuidará da horta sô!!!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Documento ao Pais

Senhores Pais/Responsáveis

Informamos que devido a problemas de saúde na família a professora Viviane Araújo responsável pelas séries do Jardim e Pré não mais lecionará durante este ano letivo. No entanto queremos esclarecer que os ciclos continuaram e continuarão a desenvolver o Projeto Pedagógico Institucional e não tiveram e não terão qualquer perda no que diz respeito ao atendimento pedagógico e a adaptação emocional das crianças. Pensamos unicamente na continuidade de um belo trabalho que vinha sendo feito pela professora Viviane Araújo trabalhando de maneira integrada com toda a equipe Pirim Plin Plin para que o desempenho e carinho pela escola fossem sempre cultivados pelas crianças. 
            Durante está transição cuidadosamente pensada, as professoras Karina e Talita assumiram em tempo integral todo o conteúdo programático e os Projetos Pedagógicos desenvolvidos pelas turmas. Pensamos que devido a adaptação e reconhecimento das crianças pelas profissionais, a mudança de professor seria facilmente assimilada e compreendida por eles que em anos anteriores já tiveram aulas com as mesmas assim, a confiança e carinho mútuo foram fortes aliados para que não houvesse prejuízos pedagógicos ou psicológicos para a turma.
            Frisando que sempre procuramos exercer nosso papel de Instituição da maneira mais transparente possível, pontuando para a família todas as etapas do processo da criança no ambiente escolar. Quando fomos informados oficialmente que a professora Viviane Araújo não teria condições de dar continuidade ao trabalho por motivos pessoais, desenvolvemos imediatamente uma rede de proteção às séries para que não houvesse qualquer desamparo. A escolha foi meticulosamente pensada para a transição. O treinamento da profissional que assumirá a série ocorrerá de maneira adaptativa e podemos dizer tranqüila para toda a turma.  No que diz respeito a experiência e qualificação profissional, afirmamos mais uma vez que é um dos critérios de avaliação da escola para a contratação de colaboradores preparados que compreendem e se engajem em nossa proposta cuja aprendizagem se faz de maneira integrada e lúdica. Guardaremos com muito carinho o precioso tempo que as crianças desenvolveram o trabalho com a professora Viviane Araújo e temos a certeza que houve muitos ganhos com está troca de experiência. Mas devemos lembrar que todas as maneiras de ensinar se feitas com amor e conhecimento, serão sempre preciosas e memorizadas por todos eles, hoje e na vida adulta.
            Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento de dúvidas. Caso seja entendido que há a necessidade das famílias em compreender de maneira mais especifica sobre este processo, será realizada em caráter excepcional uma Reunião de Pais para o esclarecimento e apresentação da proposta para as turmas de Jardim e Pré
Atenciosamente
 Pirim Plin Plin
03/06/2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ROTINA SEMANAL PIRIM PLIN PLIN

ROTINA SEMANAL DO PLIN PLIN



BERÇÁRIO  E MINI MATERNAL



**Atenção Mamães: quem ainda não enviou as fotos da família, por favor, providencie o mais breve possível**



Esta semana daremos continuidade às atividades de identidade e autonomia, com o reconhecimento do corpo e imagem.

Serão trabalhadas cantigas de roda com gestos e movimentos.

Serão trabalhadas artes, com a pintura do suporte de aniversariantes, será utilizado gizão de cera.

Trabalharemos movimento, com mini circuitos motores, praticáveis e parque.

Será inserida a brincadeira simbólica como canto fixo, para o conhecimento dos pequenos.



MATERNAL



Serão realizadas aulas de artes com diferentes suportes e ferramentas, dando andamento no “Projeto Artes”.

Serão trabalhados quadrinhas e poemas folclóricos.

Leitura de histórias de diferentes gêneros literários.

Brinquedoteca com música de diferentes ritmos e fantasias.

Na apostila serão desenvolvidas atividades de lugar e espaço.

Esta semana haverá diversos informativos e atividades, para comemorarmos o Dia Nacional e Internacional do Meio Ambiente.



Jardim I



Será feito algumas atividades referentes ao “Projeto Festa Junina”, dentro deste Projeto contempla, Artes, Linguagem oral e escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.

Serão trabalhados Animais silvestres com atividades no caderno e apostila.

Continuação de Projeto de Artes.

Leitura de histórias de variados textos literários.

Reconhecimento do nome e vogal “A”, com atividades diferenciadas no caderno e revistas.

Esta semana haverá diversos informativos e atividades, para comemorarmos o Dia Nacional e Internacional do Meio Ambiente.



Jardim II



Será feito algumas atividades referentes ao “Projeto Festa Junina”, dentro deste Projeto contempla, Artes, Linguagem oral e escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.

Serão trabalhados Encontros vocálicos com atividades no caderno e apostila.

Continuação de Projeto de Artes.

Leitura de histórias de variados textos literários.

Matemática será trabalho contagem de grãos e palitos,

Esta semana haverá diversos informativos e atividades, para comemorarmos o Dia Nacional e Internacional do Meio Ambiente.



Pré



Será feito algumas atividades referentes ao “Projeto Festa Junina”, dentro deste Projeto contempla, Artes, Linguagem oral e escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.

Serão trabalhadas moradias e higiene pessoal, dezenas e conjuntos, grandezas e medidas.

Serão exercitados o nome nas formas de letra cursiva e forma. Produção de pequenos textos e palavras com as inicias G e H.

Continuação de Projeto de Artes.

Leitura de histórias de variados textos literários.

Esta semana haverá diversos informativos e atividades, para comemorarmos o Dia Nacional e Internacional do Meio Ambiente.







**Lembramos a todos que, nosso blog terá especificado as atividades de maior relevância durante a semana, as atividades comuns diárias serão relatadas em portfólio e reunião de pais.**




ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JUNHO

Aniversariantes do mês de




JUNHO


DIA 01 -
FELIPE SANTOS DE OLIVEIRA
-  1 ANO
DIA 06 -
ISABELLA LIMA FALAVINHA
- 3 ANOS
DIA 07 -
ARTHUR BENTO DOS SANTOS
- 1 ANO
DIA 15 -
CAUÃ LOPES F. VERDERAME
- 1 ANO
DIA 19 -
EDUARDA DA SILVA FROEDER
- 3 ANOS
DIA 25 -
PEDRO NAPOLI FERREIRA
- 3 ANOS
DIA 26 -
PEDRO HENRIQUE DE O. SILVA
- 3 ANOS




A Escola de Educação Infantil Pirim Plin Plin deseja um Feliz Aniversário para todos os seus queridos alunos.